Livro A Grandeza da Arte

O tratamento das imagens como referência temporal

 

edição de arte e DIAGRAMAÇÃO
Centro Universitário Belas Artes
2016

 

 

 

O livro “A grandeza da arte e sua missão” exibe a trajetória do Centro Universitário Belas Artes desde o seu início até os dias atuais.

O projeto editorial criado por Clau Fonseca propunha a divisão em capítulos que demarcassem os diferentes períodos pelos quais a instituição passou, sendo um desejo do cliente a presença das timelines desdobráveis que remetessem à sala de aula e a inserção de projetos criados pelos antigos alunos.

A direção de arte por Luiz Félix orientou o redesign do projeto gráfico para o tratamento das imagens e sua disposição nas páginas: as interferências e ruídos de cada período foram sutilmente sugeridos ou amplificados, como as distorções do VHS nos anos 80 ou as “quebras” de tela nos smartphones de hoje em dia.

Cada uma das fases é abordada de modo único visando retratar o imaginário e a produção imagética do período e assim discutir a relação humana com a imagem, temática essa tão presente na instituição. O início da publicação é em preto e branco, com um contraste extremo, trazendo as imagens como uma realidade distorcida. Os anos seguem e são representados pela distorção e ruídos dos meios analógicos característicos desse período em que ocorre uma certa democratização da captura de imagens. O período contemporâneo, divido em três fases, traz a distorção da resolução, o oversharing, a multiplicação e a manipulação de imagens.

A diagramação seguiu três diferentes propostas, trazendo o texto central com leves distorções e intervenções ao longo do livro, textos secundários focados em personagens e uma ruptura visual proposital com o layout rudimentar e “amador” das timelines.

A capa em tecido é uma alusão à tela em branco, sendo sugerido àqueles que foram presenteados com o livro que o personalizassem.